Falando sobre… (Samsung Galaxy Câmera 2)

Há 3 meses atrás fui fazer uma viagem pelo Chile (Santiago) e Argentina (Buenos Aires) durante alguns bons dias, passando também pelo Valle Nevado, Valparaíso e Viña del Mar.

Alguns de vocês se bobiar até conferiram algumas fotos que fiz nessa viagem através do meu instagram (@cesinha) e outros talvez não – mas nunca é tarde pra visitar e vasculhar hehe. Enfim, pra essa viagem acabei levando obviamente meu celular e também como destaque duas câmeras da Samsung: uma Galaxy Camera 2 e uma NX300M (que é uma mirrorless) com 3 lentes distintas:18-55mm, 14mm e 50-200mm.

Nesse post resolvi detalhar melhor como foi o desempenho da Galaxy Camera 2 na viagem, e em outro post falo sobre a NX300M, já que muita gente se interessou e veio me perguntar sobre isso.

Vale ressaltar que aos 45 do segundo tempo decidi deixar todo o meu equipamento profissional em casa e ir só com elas pra lá… adicionando uma GoPro, uma Lomo e o celular como já havia dito. E assim foi, com o intuito realmente de poder testá-las pra valer… e vamos aos vereditos:

Samsung Galaxy Camera 2

Essa é uma câmera portátil da Samsung que possui um sistema operacional Android que posso dizer que é praticamente uma mistura de uma câmera portátil point-and-shoot e um celular, porém não faz ligações e nem possui 3G/4G.

Na parte traseira dela temos uma tela HD de 4,8 polegadas e na frente uma lente com zoom óptico de até 21 vezes (o que é uma mão na roda, literalmente falando. Ajuda muito a “alcançar” aquelas fotos mais distantes).

samsung-galaxy-camera-2-1

Ela não é pesada mas também não é muito fácil de manipular com uma mão só (mas dependendo do tamanho da sua mão, pode funcionar). Eu costumava a andar com ela no meu bolso, e em nenhum momento chegou a me incomodar muito… até pelo contrário, me deixava sempre tranquilo sabendo que tinha uma câmera “melhor” no bolso do que o próprio celular… e também me poupando muitas vezes de ter que carregar alguma mochila extra só para o equipamento.

Galaxy-Camera-2-4

Acredito que o grande diferencial dela para as outras câmeras point-and-shoot seja o sistema Android dela, que te permite ter nela todos os aplicativos que você tem no celular por exemplo. Ou seja, pode instalar teu Instagram, Facebook, Twitter, seus programas de edição de foto… e se tiver acesso a algum wi-fi, já posta tudo nas redes através da própria câmera mesmo, isso é demais!

No meu instagram pessoal tenho como uma “regra” minha postar fotos somente que faço com o celular, mas no caso dessa experiência, acabei postando algumas fotos que fiz com ela – e direto dela -, e pra quem não viu, aí estão:

1516745_704147989661438_1915284362_n
1690462_764402530292730_2022689082_n
10666115_1537915893088837_1403656366_n
10707066_1492700760993514_1258233451_n

10693584_335456163294764_667399_n

(provavelmente todas essas fotos eu editei usando o snapseed + vsco cam na própria câmera)

Para quem gosta de saber números e afins, ela possui 16,3 megapixels, o Android é a versão 4.3 (Jelly Bean), o processador é um quad-core de 1,6Ghz e 2GB de RAM. Sobre o armazenamento, ele pode ser feito na memória interna dela de 8GB, mas há espaço também para o uso de cartão microSD com capacidade de até 64gb. A bateria é de 2000 mAh e aguenta bem o tranco… acho que não fiquei sem bateria nem um dia – mesmo usando bastante. Claro que não ficava com ela o tempo todo ligada e nem ficava acessando as redes sociais… usava apenas para tirar as fotos e algumas vezes editá-las para postá-las nas respectivas contas desse mundo cibernético ;).

Umas outras características dela que valem ressaltar também é possuir o recurso de localização via gps, filmar em full HD em 30fps e ter também um flash Xenon que ajuda muito nas fotos em ambientes com pouca luz.

Vou ser sincero e dizer que não testei o video dela por não ser adepto dos 30fps (senti falta de um 24fps, que é o que eu mais uso e gosto)… mas vi que ela também tem a opção de um 60fps, porém cai para 720p de resolução.

O veredito final pode-se dizer que é uma câmera bem interessante pra quem gosta muito de postar no instagram ou facebook por exemplo. Essa facilidade de tirar a foto e já poder editar nela mesmo com seus aplicativos favoritos (que estão disponíveis na plataforma android) é sensacional. Eu no caso uso muito o Snapseed e o VSCO Cam para editar as fotos, e ambos estão disponíveis, então me senti “em casa” com ela.

A facilidade de ter um zoom óptico de 21x é também um grande trunfo, pena que quando o zoom é usado até o talo (nas suas 21x), as fotos saiam um pouco sem nitidez e com uma leve acentuação nos pixels. Para usar essas fotos em redes sociais é ok, mas se você tem o interesse em imprimi-las ou algo assim, aí a coisa fica um pouco mais difícil. Fora isso, ela se dá muito bem em outros patamares do próprio zoom.

Um ponto que pra mim soou como negativo foi a demora demasiada dela para ligar. Se você estava pensando em tirar uma foto de algo que estava acontecendo naquele momento, pode esquecer… do momento que vc aperta o botão de power até ela estar apta a fazer a foto, com toda a certeza você já perdeu a tua foto. São alguns bons segundos. Não cheguei a cronometrar, mas te garanto que não é nada menor do que 15 segundos pelo menos.
Uma maneira de amenizar isso é deixar ela sempre em stand-by, aí o tempo é menor e quem sabe você perca menos fotos.

Caso o teu interesse não seja em registrar as coisas rápidas do cotidiano, então esqueça todo esse parágrafo hehe.

Uma coisa que pra mim foi crucial, foi o fato de poder instalar nela o aplicativo do Dropbox, então, sempre que tinha acesso a algum WI-FI, mandava todas as fotos para lá e pronto, já estava com o backup pronto… não precisei de computador em nenhum momento, e esse foi um grande feito também, não precisar levar computador algum para a viagem.

Um outro ponto positivo é que ela também possui controle manual de exposição, iso, diafragma e tudo mais. Apesar de ser um pouco mais chato de mexer, existe essa opção – o que já diferencia ela de muitas outras da mesma linha.

Resumindo isso tudo, com toda a certeza ela é uma ótima câmera pra você que quer sair com os amigos pra registrar suas andanças, suas festas, seus momentos família, viagens e afins. É só colocar no bolso (ou na bolsa) e pronto, já vai ter com você um baita suporte para suas fotografias.
Obviamente que não dá para comparar a sua resolução com as câmeras DSLR ou Mirrorless, mas para a sua categoria point-and-shoot, ela tem um belo desempenho.

Pelas minhas pesquisas (bem rápidas por sinal), vi o preço dela variando entre R$890,00 a R$1100,00. Tem que dar uma garimpada por aí que você sempre pode achar mais barato, né? Mas se conseguir achar na faixa dos 890 já é um investimento bem interessante mesmo. E ela possui em duas cores: preta e branca

Galaxy-Camera-2-Colors

Ela foi a câmera que mais andou comigo por essa viagem toda, exatamente por ser mais compacta e ter um poderio legal de “fogo”. Como eu não queria carregar peso e não tava muito na onda de sofrer carregando muitas mochilas e quilos de equipamentos, ela sem dúvida foi a minha melhor companhia. Acredito que 70% das fotos da minha viagem toda foram feitas com ela, o resto a gente divide entre o celular e a NX300M – que vou mencionar no próximo post.

E aí vão algumas outras fotos que fiz com ela, dessa vez sem estar no formato 1:1 do Instagram:

20140927_181059

20141001_094349

20141001_120221

20141001_120359

20140930_164440_2
Vale ressaltar que ainda continuo andando com ela no meu bolso quase que sempre, e não somente na época da viagem hehe.
Em breve escrevo sobre a NX300M, que pra mim foi uma bela surpresa.

Até mais!

2 comentários sobre “Falando sobre… (Samsung Galaxy Câmera 2)

Deixe um comentário