Qual o app?

ACEITA UMA IDEIA AÍ?

Quase que diariamente recebo perguntas no meu Instagram sobre aplicativos e tudo mais… mas a campeã e já tão conhecida e famosa “qual app?” é a que mais aparece mesmo.

Bom, pra poder falar um pouco sobre isso é necessário muita paciência, na real, é necessário também a paciência para ficar lendo insistentemente esse tipo de comentário haha.

Mas vamos por partes…
Uma coisa é certa: um aplicativo não vai transformar todas as suas fotos ruins em boas. Dito isso, comecem a treinar mais o olhar e entender mais sobre fotografia, para assim, depender menos dos aplicativos e seus filtros mirabolantes.

Pra não me estender muito nesse assunto, mesmo porque ele não teria um fim, o resumo é: um aplicativo de tratamento de imagem no celular serve para dar um “tapa” na foto, não para pegar uma foto já ruim e mal tirada e transformá-la numa obra prima, portanto, SEMPRE temos que nos preocupar mais com o enquadramento, com o que você quer passar com a foto, com algumas técnicas e menos com qual filtro você vai usar.

Claro que depois de já ter algum domínio e conhecimento da área, um filtro bem escolhido e bem editado vem para acrescentar e valorizar (bem) sua foto, mas calma, um passo de cada vez.

Vejo muita gente usando filtros a torto e a direito sem parcimônia alguma, achando que é só juntar 3 ou 4 filtros um em cima do outro e uau, ficou surreal! Realmente deve ficar surreal, mas um surreal ruim e sem sentido.
O bom gosto e o conhecimento estético está estritamente ligado à fotografia. Quem estuda ou estudou fotografia sabe muito bem disso. Se estuda as cores, a história da arte, se estuda muita coisa e esse monte de coisa faz parte do manual para uma boa fotografia – pelo menos esteticamente falando.

Tentando fechar o assunto de um jeito mais tranquilo, eu diria que não adianta querer dar dois passos na frente, você precisa dar um de cada vez mesmo… não tem jeito.

“Ah mas eu não quero estudar fotografia”, ok, você está no seu direito… mas aí também não vai querer exigir fotos muito boas feitas por você né? Mas faz parte… cada dia que passa vejo mais esse tipo de gente surgindo… aqueles que nunca estudaram, não sabem nenhuma teoria sequer e já estão ali se intitulando fotógrafo (mesmo que de celular). Uma dica pra vocês: parem de ser assim.
E olha, isso não serve só pra fotógrafo não, tá? É pra qualquer profissão mesmo.

Tá, mas aí você me pergunta onde eu quero chegar com esse texto. Enfim, onde eu quero chegar é: nos próximos posts vou dar uma indicada aqui em alguns aplicativos que acho interessante e tenho usado bastante.
Mas por favor, não seja mais um desses aí que descrevi no texto… mesmo porque se você for, não vai adiantar nada baixar todos os aplicativos ;)

Anúncios

2 comentários sobre “Qual o app?

  1. Curti seu post, muito legal e dicas ótimas para aqueles que acham que já nasceram fotógrafos e esquecem de estudar.. :)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s