Falando sobre… (Samsung NX300M)

Bom, como eu havia prometido, vamos falar agora da Samsung NX300M, que pra quem chegou atrasado, no post anterior eu dei uma breve introduzida no porque disso tudo. Então se você tá pegando a história pela metade, volta ali no post anterior e dá uma geral que aí fica mais fácil entender ;).

Como eu também já disse, na viagem eu levei basicamente as duas câmeras da Samsung, a Galaxy Câmera 2 e a NX300M. Pra você que não sabe, a NX300M é uma câmera mirrorless (do inglês, sem espelho), que é uma câmera mais compacta e que possui lentes intercambiáveis.

Dito isso, vale lembrar que levei 3 lentes com ela: 50-200 4/5.6, 18-55 3.5/5.6 e uma 16mm 2.4 (gostaria de ter testado outras como a 30mm 2.0, a 45mm 1.8, 85mm 1.4, a 12-24mm 4/5.6, maaas, não tinha em mãos hehe).

samsung-nx300m-systeemcamera-zwart-16-50-pz_5_

Quando peguei ela pra testar antes de ir viajar eu já tinha achado alguns bons pontos positivos, como o peso e a funcionalidade. Se você já tem alguma experiência com as DSLR, não vai ter problema nenhum manuseando ela. É tudo muito instintivo e tranquilo de entender. Caso você seja um marinheiro de primeira viagem, aí ela vai te servir como uma boa introdução para uma futura DSLR (se você um dia quiser/precisar de uma). Mas voltando a falar do peso, para mim era essencial que tudo fosse bem fácil e leve para carregar, afinal de contas, a viagem era quase que 90% do tempo a pé e com o peso nas costas – e esse foi um dos grandes motivos para eu não ter levado absolutamente nada do que eu tenho da Canon.

Para a galera que gosta das especificações, ela tem um sensor APS-C (que aliás muitas DSLR’s por aí usam também) com aproximadamente 20.3 Megapixels. O ISO dela vai de 100 a 25600 e a velocidade máxima do obturador é de 1/6000.

A tela tela é touch de AMOLED e tem uma boa movimentação, facilitando bastante a visão em alguns ângulos mais difíceis.

samsung-nx300m-2013-10-07-02

O que mais me chamou a atenção foi a velocidade que ela crava o foco, é realmente surpreendente para uma mirroless assim, mesmo porque a minha comparação é com a minha outra mirrorless, que é uma EOS M da Canon, que por vez, tomou um baile nesse quesito.

Um outro ponto forte dela é o drive, que faz até 8.6 fotos por segundo (em JPG ou RAW). Aliás, isso também é importante dizer, ela também fotografa em RAW e não somente em JPG.

Existem nela vários modos programados para still (e efeitos também), como para retratos, paisagem, macro, panorâmico, pôr-do-sol e etc… Confesso que não utilizei nenhum pois sou acostumado a fotografar no modo manual, mas pode ser que ajude bem em algumas situações para os mais leigos.

Entrando no assunto de vídeo, mais uma vez eu não utilizei a câmera para esse fim, e o motivo é o mesmo: não trabalha com 24fps em full hd. A única opção que ela faz 24fps é em 1920×810. Mas enfim, para quem tem curiosidade, ela grava também em 60fps e 30fps e 15fps. Mas cada uma com uma limitação e não vou saber dizer direito quais são. O codec que ela usa é o H.264, o mais usado aí pela grande maioria de câmeras desse porte (incluso as DSLR).

Possui Wi-Fi, o que é bem importante hoje em dia, e também possui o sistema NFC. Se o seu celular for um Samsung, melhor ainda. Vai transferir suas fotos bem facilmente. Mas com o Wi-Fi já dá pra fazer todo esse serviço também. Há aplicativos para serem baixados tanto em Android quanto para iOS para fazer essa conexão. Dá para sincronizar até seu iPhone com ela e aí todas as fotos que você tirar com ela, vão automaticamente para o seu celular.

Sobre a vida da bateria, eu achei que ela consome bem mais do que a da Galaxy Camera 2 por exemplo… digamos que cheguei quase a ficar na mão com ela umas 2 ou 3 vezes. Realmente não dá para ter só uma bateria, você vai precisar ter uma reserva ou quem sabe até 3 dependendo de como for a tua relação com a câmera.

Há a possibilidade de encaixar um flash externo nela, que vende separadamente, e isso pode te ajudar bastante também em algumas situações de baixa luz e que você não pode deixar de tirar aquela foto (ok, selfie também tá valendo hehe).

As lentes que utilizei, apesar de eu achá-las escuras, se saíram bem. O sharp é bem aceitável e são bem leves também. Não sei dizer se são muito resistentes pois em nenhum momento deixei alguma cair ou sofrer algum dano, mas caso alguém tenha alguma história, conta aí hehe.

58474

Como disse anteriormente, gostaria muito de ter testado as lentes mais claras, pois realmente as que estavam comigo já me surpreenderam, então creio que com as outras o resultado seria até melhor (ao meu ver).

Na hora que descarreguei as fotos eu senti que realmente tinha um produto de qualidade, pois realmente as fotos eram entregues de uma maneira ímpar. Poucas são as câmeras que te entregam uma foto em JPG com resolução acima de 300dpi, e ela te entrega com 350dpi (com tamanho de 5472 x 3648).

Não vou conseguir colocar as fotos em tamanho real por aqui, mas acreditem: a qualidade é realmente bem alta e satisfatória.

O preço dela eu sei que varia de R$1700,00 a R$2500,00 mais ou menos, mas também é uma coisa que você vai precisar pesquisar. As lentes eu realmente não sei dizer o preço médio, mas a internet está aí pra isso né? Vamos usar hehe.

Essa são algumas fotos que fiz com ela no modo manual, todas na melhor qualidade do JPG (não do RAW) e todas as fotos SEM tratamento algum (elas foram apenas redimensionadas para não ficar tão grande aqui no blog. Se quiser clicar nelas, dá pra ver um pouco maior):

SAMSUNG CSC
SAMSUNG CSC
SAMSUNG CSC
SAMSUNG CSC
SAMSUNG CSC
SAMSUNG CSC
SAMSUNG CSC
SAMSUNG CSC
SAMSUNG CSC
SAMSUNG CSC

E essas duas aqui são as que eu acabei postando no Instagram… lembrando que nunca posto fotos de câmeras por lá, mas essas foram algumas exceções e foram sinalizadas na época:

1168496_1539957819549515_1544894760_n
10707073_1517804958465193_2014789129_n

O que eu posso dizer de tudo isso é que com toda a certeza foi uma câmera que me surpreendeu muito, e que agora substituiu tranquilamente a minha EOS M da Canon. A única desvantagem é que não consigo usar as minhas lentes todas da Canon nela, mas, ok… não dá pra se querer tudo também (na real existe uns adaptadores por aí, mas nunca testei, então não posso dizer sobre). Muitas vezes saio só com ela por aí e já me satisfaz com maestria meus requisitos básicos (e até os não-básicos). Então se você tá procurando uma mirrorless com preço justo pra investir, acho que a NX300M pode ser uma bela alternativa pra você.

Dê mais uma pesquisada, ache algum amigo que tenha, experimente, procure novas opiniões… mas a minha é essa aí mesmo.

Beijos, abraços e até a próxima!

7 comentários sobre “Falando sobre… (Samsung NX300M)

  1. Ola, sou iniciante na fotografia. Depois de muito pesquisar acabei comprando a nx300m. Comprei em janeiro, o preço acha fácil por menos de R$1.500,00 nas promoções dos grandes sites. Suas fotos com ela estão e excelentes. Ainda não sei usar ela de maneira correta no manual, acabo usando o automático enquanto aprendo. Uma coisa que notei já desde o inicio. Quando régulo o foco manualmente e a cam aplica o zoom de foco, a imagem no display fica com definição melhor do que depois olhando a foto e aplicando zoom no mesmo ponto em que foi dado foco. Pq?

    Curtir

  2. Excelente.. Eu estava buscando isso.. Existem POUCOS videos de reviews dessa câmera.. E muito menos em português no YouTube.. E fotos tiradas com ela tbm é e foi difícil achar !! Excelente matéria .. Excelente assunto !! Pelo que li.. Gostei da câmera e ela me servirá bastante.. Sua matéria menciona que o flash externo precisaria comprar.. Porem pelo que vi em outros sites ela ja vem na caixa com o flash.. Claro gostaria de saber a qualidade da luz desse flash em ambiente escuro .. Muito obrigado

    Curtir

  3. Fala Douglas. É bem possível que o flash venha sim, mas como eu ganhei separado deles, então achei melhor não me comprometer com esse fato hehe.
    Sobre a luz que ele emite, infelizmente não posso te ajudar porque nunca testei… nunca sequer dei um click com ele, então realmente não consigo te ajudar. Mas acredito que suas expectativas possam ser supridas sim. Obrigado pelo feedback! Abs

    Curtir

  4. Olá, comprei essa câmera e a única coisa que não curti foi o tamanho da lente que vem com a câmera. Pretendo comprar uma lente pancake. Gostaria de saber se com esta lente é possível consigo dar zoom optico. Caso positivo qual é o zoom máximo? Qual lente pancake vc recomenda para tirartirar fotos de 2 pessoas estilo selfie. Obrigada

    Curtir

  5. Cesar,

    Estou muito interessado nessa camera faz um tempo, tive uma Nikon D90 e acabei vendendo pois eu percebi que precisava de algo mais leve e compacto no dia dia porém com qualidade. Já perdi a conta de quantos reviews eu já li sobre a NX300M mas sempre muito positivo.

    Mas o problema é o seguinte, em quase todos os sites não está mais disponivel [Ricardo Eletro, WallMart, Submarino, Ponto Frio, entre outros]

    Vc tem alguma ideia onde eu posso achar? ou ela já saiu de linha?

    Curtir

Deixe um comentário

