Cor sim, cor não

Image

Às vezes me pergunto o por que gosto tanto do preto e branco. Acredito que esse tipo de indagação não sirva só pra mim mas pra uma grande quantidade de gente… de amantes da fotografia à fotógrafos renomados e tudo mais.

Talvez eu não tenha uma resposta realmente concreta sobre isso – e acho que nunca vou ter – mas tenho a impressão de que tudo no preto e branco fica mais sincero/verdadeiro e consequentemente atrai mais.
No preto e branco eu vejo tudo como uma coisa só, e nessa coisa só, enxergo as nuances, os tons, o desenho muito mais torneado do que se fosse em cor. Não digo que não gosto do colorido, muito pelo contrário, mas não sei dizer o porque que às vezes o preto e branco me traz muito mais sentimento do que qualquer outra maneira. 
Talvez as fotos em cores tenham muitas cores e façam meu cérebro se distrair daquilo tudo, ou quem sabe seja porque enxergo diariamente as coisas todas coloridas, e quando vejo as mesmas coisas em preto e branco, acho diferente. 
Creio que nunca vou chegar num ponto sensato e numa verdade concreta… mas independente disso, sei que pra mim ele funciona sempre. Gosto da textura, gosto do que me passa, gosto de saber exatamente o desenho que a luz faz.

Não é por causa disso também que sou monocromático ou que não gosto de cor… acho que tudo tem um motivo, um sentido e um “onde você quer chegar”. Há fotos que faço que não tem como serem preto e brancas, assim como há fotos que se não forem em PB, nunca conseguiriam transmitir aquilo que eu queria dizer. 
Reza a lenda que isso vem de “fase” também… mas não sei. E se for, ta parecendo que cada vez mais essa tal “fase” demora a passar por mim. Me vejo no dia em que metade do meu material será cor sim, cor não. 

De colorido já basta essa vida toda através dos olhos, não? Talvez não. Quem sabe…

 

Um comentário sobre “Cor sim, cor não

Deixe um comentário

