O caos digital


Os dias são outros, a tecnologia a cada dia dá um passo a mais e com isso o mundo todo vai mudando.
Mudanças à parte, tem coisas que realmente são simplificadas para o bem, outras nem tanto. Uma coisa que tem tido um certo destaque de um ano para cá é o tal do Twitter, mas será que todos sabem usar o twitter?

Bom, eu sou um usuário do Twitter desde 2007, quando realmente a coisa não era bombada e ninguém sabia direito para o que servia (nem eu). Mas com o tempo aquilo foi ficando interessante, mais pessoas foram entrando, até que em 2009 rolou aquele “boom” onde literalmente começou a entrar milhares pode pessoas por dia. Até então você tinha uma certa privacidade e até que era divertido falar para poucas pessoas, hoje em dia isso não é mais tão possível, mesmo trancando o seu profile a coisa já está em outro nível.

Uma das coisas que o twitter fez e que muitas pessoas admiram a ferramenta por isso foi a de diminuir a distância entre os seus ídolos. Agora as pessoas possuem, de certo modo, um contato mais direto com eles… só que com essa facilidade veio também a zoação, o não senso e um monte de outra coisa ruim que se pode ter.

Outro dia mesmo eu estava comentando com uns amigos, que no twitter parece que as pessoas são completamente autistas ou seilá o que. Seu profile ta lá, suas mensagens estão lá… mas parece que ninguém “fala” com você quando você está “quieto” … as pessoas parecem que só podem falar com você quando você solta alguma frase. Por que essa mentalidade? Será que o pensamento vai pela linha “agora que ele ta online ele vai me ver falando…” … será? Já parou pra pensar que todo mundo tem a mesma ideia que você? Ou seja, se eu falo alguma coisa lá, vão vir vinte ou trinta ao mesmo tempo querendo falar comigo e eu não vou responder ninguém, mesmo porque se responde um, os outros 29 ficam criticando e tentando fazer jogo sentimental.
Será que ninguém percebeu que se mandar uma mensagem enquanto a pessoa supostamente não está online talvez renda uma resposta mais facilmente? pois o usuário vai ler ela com mais calma, sem estar sendo bombardeado por outras pessoas ao mesmo tempo?
Um outro fator que me deixa curioso é o maldito spam no twitter, que claro que não poderia deixar de existir. Malditas são as pessoas que ficam copiando e colando a mesma frase 3, 4, 5, 6 vezes seguidas e enchendo a tua timeline com a foto dela e a mesma frase SEMPRE… sem contar com a contagem irritante do (+1, +2, +3…) … porra, eu sei contar!! e eu sei LER também, não precisa mandar mais de uma vez!! Se eu ler, achar interessante e quiser responder, eu VOU responder. Se eu não estiver afim de responder, eu não vou responder… MAS LER EU VOU!
Tem gente que pensa que o twitter é tipo entrevista de emprego né? que se a pessoa pergunta vc tem que responder rápido, sem pensar direito e assim que você terminar o cara já manda outra em seguida – nunca está contente só com uma. (ou, em alguns casos, começa a puxar assunto como se fosse uma pessoa íntima).
Twitter é uma ferramenta pra você falar o que quiser, na hora que quiser, onde quiser… e não uma ferramenta pra pergunta e resposta toda hora… nem pra dizer oi toda hora, nem pra seguir quem você não quer seguir!!
Aliás, aí está outro fator interessante… pedidos para seguir. Por que diabos as pessoas insistem em pedir pra segui-las? Qual é a sensação de ter alguém que nem sabe quem você é, te seguindo? Na vida real não seria algo bem estranho? Vc estar andando na rua, esbarra com alguém e fala “Ow, me segue aí”. Qual é a graça disso? Qual é o objetivo? Pra mim as pessoas seguem quem elas quiserem, cada pessoa tem o seu profile e cada um manda no seu. Cada um vai escolher que informações quer receber, de quem elas querem receber e tudo mais… é democracia, cada um cuida do seu, sem ninguém impor nada.

Mas voltando ao fato do autismo lá do começo… lembrei de outro fator. Você chega e fala alguma coisa relacionada ao seu dia como por exemplo “Acordei atrasado e ainda com uma puta dor de cabeça, mas tenho que ir trabalhar agora, tchau”… e aí começam a surgir respostas do tipo “Oi, me segue!” … “É meu aniversário hoje, me dá parabéns!” … “Vi teu nome numa foto e te descobri aqui” … “Ajuda com a tag #oieusouautista” … enfim, milhares de comentários que não tem NADA A VER com o que eu falei. Já pararam pra pensar nisso também na vida real? É a mesma coisa que eu chegar numa roda de amigos e falar “Caralhooooo, ganhei na mega-sena!” … e um amigo chegar e falar “Oi, olha o meu tênis novo” … e o outro “Almocei strogonoff de carne hoje” e assim por diante. Porra, já que a pessoa quer interagir, que fale sobre o assunto em questão! Com certeza a probabilidade de ser respondido vai ser maior, não? (já que o intuito do twitter as vezes parece ser a tão almejada resposta de volta ao que você disse).

Enfim, são trocentas formas erradas de usar o twitter, e todas enchem muito o saco. Acredito que se as pessoas soassem pelo menos um pouco interessantes e trocassem informações direito ou até mesmo experiências de vida, situações engraçadas e tudo mais, a coisa andaria muito melhor e não seria tão idiota em certos momentos (vide os Trending Topics do Brasil por exemplo). Sei que colocar isso pra fora não vai ajudar absolutamente em nada, mas se uma pessoa ler e se identificar e no final das contas colocar a mão na consciência e mudar a sua atitude, já vai ser um belo passo.

Aliás, só mais um adendo: Se o seu profile é trancado e você quer falar com alguém que você segue, mas a pessoa NÃO te segue, essa mensagem NUNCA vai chegar pra ela. (só pra avisar)

11 comentários sobre “O caos digital

  1. Oii Cesiinha *-*
    Eu achei seus comentários sobre o twitter super reais, pois hoje em dia as pessoas não sabem usar a ferramenta “internet’ , que tipo se souber usar, você vai longe, para divulgação de trabalho, para se informar sobre as coisa, para o próprio conhecimento. O twitter é uma ferramenta super legal, pra ter conhecimento das pessoas e um contato mais próximo, e até mesmo para divulgação, mas nada a ver, as pessoas querendo ser famosas só pelo seu numero de seguidores, ou por quem são seguidas, eu uso o twitter como um meio de informação, pra ficar super antenado em eventos, ou nas novidades de seus ídolos, é legal, e sabe as pessoas tentam criar intimidade com seus ídolos sendo super chatos, sabe , eles nem os conhecem, e no fim acabam decepcionando seus ídolos, e conseqüentemente se decepcionando. Mas eu curto muito twitter , e foi la que conheci o meu mais novo ídolo que é você, ou melhor dizendo o meu mais novo exemplo de vida, pois sempre quis ser fotografa, e sinceramente, pra mim, você é um dos melhores, espero um dia ser tão boa quanto. Você é Foda Césinhaa ! Beijos ;*

    Curtir

  2. Boas Cesar…..

    cara, ontem ví uma materia na mixtv, sobre o novo clip do nx zero, “rezo”, e ví sua entrevista junto com o Gee! Achei super interessante a maneira como filmaram o clip, e agora estou pesquisando um pouco mais sobre vc, e gostaria de lhe dar os parabéns, realmente, tudo aquilo que Gee disse na entrevista, coincide, sua percepção pra fotografia é bem legal, composição de suas fotos são demais, mais uma vez, parabéns…..

    Agora, analisando seu post sobre o twitter, realmente, tudo isso que vc falou faz sentido, eu sempre fui usuário de orkut, flickr, facebook, etc… mas fiquei um pouco receoso com o boom do twitter, pra mim seria mais um no meio de tantos outro que temos no meio. Confesso a vc que, não tenho twitter ainda, justamente por medo de cair nessa banalização que essa ferramenta virou….. Muito amigos me falam: Poxa, vc não tem twitter? Cria um, pra vc me seguir e tal…..Mas ae fico pensando, seguir pra quê? Pra ver seu post com a seguinte mensagem: Bom dia galera……ou aqueles comentarios que vc citou (hoje eu comi strogonoff de carne, rsrsrsr esse foi o melhor)…… Mas pesquisando melhor, por outro lado, tem os posts interessantes, onde vc colhe muita informação importante, não só pra sua vida pesoal, como profissional tbm…..Enfim, ainda estou pensando se terei um twitter ou não, mas se tiver, vou te seguir, rsrsrsrsrs…

    Um abraço e mais uma vez, parabéns pelo trabalho….

    Curtir

  3. Cesinha, belo desabafo. Isso que tu disseste é bem a verdade. Tento sempre não ser charope no meu twitter mas acabo pecando sempre. Ler o teu texto me deixou bem claro o que o outro que me segue deve pensar. Vou rever algumas coisas. Obrigada.

    Curtir

  4. É como se você ‘falasse’ por todas as pessoas famosas. É como se você e todos eles estivessem juntos escrevendo esse texto. Mas também não é uma forma de chamar a atenção do sujeito? São centenas, milhares de pessoas ‘falando’ ao mesmo tempo, e de alguma forma ele (ou ela) quer ser respondido. Beijos :)

    Curtir

  5. Cesinha,li seu post sobre o twitter e concordo com tudo o que disse,confesso que algumas das coisas “autistas’ eu já fiz. :x
    Mais como você disse tbm,coloquei a mão na consciencia.
    Acho que a maioria das pessoas não entendem,porque nunca sentiram na pele o que é isso.(pimenta no olho de outro é refresco né?! ;P)
    Viim aqui só pra deixar claro que te admiro,e que você me inspira muito na fotografia(carreira que quero seguir).
    Com estudo e determinação quero um dia poder chegar ao seu nivel e quem sabe te conhecer pessoalmente :)
    beijo.

    Curtir

  6. Nã boa… so ciscera qe nen voc é …
    Eu acho qe vooc se acha muito …
    e ñ é nada ….
    EU NÃO GOSTO DE VOC
    Eu gosoto das ftos do seu trabalho
    Mais de voc, .. Cara … Sem graça de mais ‘-‘
    ¬¬”

    PARABÉNS PELO TRABALHO ´´
    não por ser qen voc é !
    AMO SUAS FOTOS

    BJ ;*

    Curtir

  7. Escrevo do geito qe eu quiser …. Meu nome não te interreça ‘-‘ e interessaçe eu tinha faladow jáa ^^

    Curtir

  8. uahsauhsuahsuahs eu rii da pessoa “ñvomeapresentar”.

    ai cesinha seu post foi tipo um “tapa na cara” haha

    bancar o autistas eu tbm eu já fiz.

    e já falei com você como se fossemos conhecidos.. é mal de fã sabe? tipo sabemos muitas coisas sobre vocês “famosos” através de revistas Tv, admiramos tanto vocês que acabamos nos sentindo íntimos. Mas na real vocês nem sabem que existimos. se é que me entende.. vocês não sabem nada da gente só sabem que existem pessoas que lêem seu blog, que vão pra shows atrás de vocês, mas você não sabe nada desse fã. Nada mesmo.
    Isso é frustrante mas é a verdade.
    Chorei quando não consegui ganhar a promoção da 98 FM de Presidente Prudente queria mesmo era ver você no camarim, pena não rolou.(mas ainda sonho em tirar uma foto com você) E não fui no show meu namorado tem ciúmes de você aposdpoakdpaoskdpoks
    Depois disso briguei com ele e disse que ter visto você mesmo que de longe era muito importante pra mim, ia aquietar meu coração. *drama* Ele entendeu mas já era vocês já estavam em campo grande, acho que foi lá o show de vocês não lembro bem.
    Uma amiga minha viu você fotografando a banda, inveja boaa dela (:
    Mas só de saber que você viu meu cartaz e colocou ele no álbum de homenagens foi um presentão!
    Fotografia é minha paixão, mas acho que não vai virar profissão não.. então fico admirando você. ta?
    beeijos

    Curtir

Deixe um comentário

