Retratando o Agora

Uma coisa que sempre acontece aqui nesse blog é que sempre que entro na página para escrever, eu nunca sei exatamente sobre o que eu vou falar… talvez isso seja bom, pois assim sei que sempre acabo escrevendo o que me vem na cabeça… não fico pensando ou planejando muita coisa. Pois então, o que vocês costumam ler por aqui é sempre fruto desses instantes. Espasmos que surgem através de uma matéria lida, uma imagem vista ou algo que já esteja em meu subconsciente, pronto para sair através de palavras.

Na verdade acredito que não só aqui isso aconteça na minha vida, acredito que a minha vida inteira seja assim… creio que isso já faz parte de mim. Nunca fui muito de planejar as coisas, quer dizer, exceto raras coisas, mas a grande maioria das coisas da minha vida eu fiz por total feeling/vontade ou impulso, e posso dizer que nunca me arrependi (tá, nunca é uma coisa meio forte.. talvez 1 ou 2 vezes.. mas pensando assim é bem pouco pela quantidade de vezes que já agi dessa forma).

Vejo por aí muitas pessoas fazendo mil estratégias para as coisas acontecerem e seilá se isso é o jeito mais certo. Pra mim eu tenho certeza que não é, mas como eu não sou o dono da verdade, cada um faz do jeito que quer e se sente melhor, não é?
Mas tento interpretar isso como se fosse numa fotografia. Muitas das fotografias planejadas realmente são lindas e tudo mais… mas muitas dessas planejadas perdem fácil para as espontâneas, pelo menos ao meu ver. E isso, mais uma vez, você vê refletido no meu trabalho.
A maioria das minhas fotos são fotos feitas no momento, sem planejamento nem nada… é aquele lance de ver a imagem e tirar o proveito dela naquele momento exato. Eu penso sim, penso para fazer a foto (em quesitos técnicos de abertura, iso e tudo mais), mas não penso em parar e produzí-la, se é que me entendem.
Posso talvez citar exemplos vividos e que quase todo mundo que frequenta aqui conhece: Capa do CD Agora do NXZero.
Perguntem se eu planejei a foto? Não … perguntem se existia alguma iluminação específica pra foto? Não. Perguntem se eu sabia que ia tirar a foto da capa 5 horas antes de fazê-la? Não. Enfim, vou contar resumidamente mais ou menos como foi…

Eu estava fazendo um trabalho em Curitiba durante uma semana no Crystal Fashion, fotografando para o pessoal da Coca-Cola… e no final de semana o NXZero ia tocar em um festival na cidade. Enfim, trabalhava até por volta da meia-noite, voltava pra casa do Venâncio (grande amigo meu, fotógrafo também e dono da casa onde eu estava hospedado) e trabalhava mais um pouco editando e escolhendo algumas fotos, mandando pra assessoria e tudo mais. Ia dormir de madrugada e acordava seilá, início da tarde. E se não me falha a memória, no início da tarde de sábado (ou era sexta?) toca o meu celular e era o Gee. Cesinha, vc ta em Curitiba?. To. Vamo fazer a foto da capa do cd novo?. Ahn? Hoje?. É, agora, a gente tem um tempo aqui.. dá pra fazer?. E vocês tão pensando em fazer como?. Não sei, na rua… será que rola?. Onde vocês estão?. A gente ta aqui no hotel, vem pra cá. Tá, daqui 1h to ai.
Enfim… foi assim, no susto… e depois de tudo pronto, saimos em busca do lugar… tentamos um lugar mais público e não deu… a muvuca gerou em menos de 10 minutos. O tempo corria, a minha hora disponível tava diminuindo (pois eu tinha que ir pro outro trampo) e aí surgiu a idéia de ir para a Ópera de Arame, lugar mais afastado, de turista mesmo… Chegando lá, meia dúzia de pessoas para atender só e começamos a negociar a nossa entrada dentro da Ópera, já que para as visitas só é permitido olhar de fora. Papo vai e papo vem, conseguimos… tínhamos menos de 1h pra fazer tudo. Olhando para um lado e para o outro, resolvemos fazer ali nos bancos… e assim foi… no feeling, na raça e sem planejamento algum. Toda e qualquer foto que você olhar no encarte do CD ou nas propagandas de mailing ou em poster ou seja lá o que for, foi dessa maneira que fiz (ou fizemos). Aliás, não quero dizer que essa foto da capa ou coisa assim seja maravilhosa e insubstituível, negativo, o que eu estou querendo dizer é que muitas pessoas podem olhar a foto e pensar que tudo aquilo foi muito planejado, e não foi.

É o que eu disse, a minha vida é no impulso, é no feeling, é na hora… e com certeza essa minha maneira de pensar influencia no meu trabalho. Muitos podem não perceber ou nem parar para pensar nisso, mas está aí a dica… é só dar uma conferida nas fotos tudo de novo e pensar nisso que acabou de ler aqui. Que tal uma visita no flickr? Lá tem bastante coisa pra ver dessa nova maneira hehe.

Talvez esse post não tenha um pé ou uma cabeça, quanto mais um corpo decente, mas faz parte do que eu estou dizendo.. escrevo o que me vem na cabeça na hora que abro essa página. O texto não é pensado, não é refletido nem muito menos muito relido haha. Leio uma vez só depois, pra corrigir um erro ou outro se escapou… e só.

De qualquer forma, alguma curiosidade aqui foi revelada… aposto que muita gente não tinha idéia dessa história hehe. E sim, existem muitas outras pra contar… mas quem sabe eu conte outra hora? Será que é válido? Talvez isso possa se tornar um tema mais vivenciado por aqui daqui pra frente: Histórias do Cesinha hahaha.

Enfim, boa terça-feira pra todo mundo e obrigado se você conseguiu ler até aqui… agora comenta né? haha

Beijos e abraços!

22 comentários sobre “Retratando o Agora

  1. Isso é ótimo pra qualquer pessoa né? Evita aquele sofrimento por antecipação quando vc planeja muito alguma coisa, ou até mesmo aquela ansiedade… eu também passei a encarar a vida desse jeito, depois de ter planejado muito e ter sido tudo diferente, não que tenha sido ruim, mas não foi do jeito que eu quis e penei por isso.
    Talvez seja por isso que você consiga fotos tão boas!
    bêjo Guto!

    Curtir

  2. “AHHH AGORA COMENTA NÉ”…
    COMO SE DEPOIS DE LER TUDO ISSO NAO DESSE UMA IMENSA VONTADE DE ESCREVER, ESCREVER E ESCREVER…
    SÓ PRA DIZER QUE VC JA FAZ PARTE DA MINHA HISTORIA E TENHU CERTEZA DE MUITAS HISTORIAS…
    SERÁ UM PRAZER ESTAR AK SEMPRE LENDO E LENDO E LENDO E SE TIVER NOVIDADES DE CESAR OVALLE MELHOR AINDA, MAIS SE NAO TIVER PODEM SER AS VELHAS MESMO…
    VOCE ILUMINA MEU DIA…
    NUNCA PARE DE PENSAR DE ESREVER DE FOTOGRAFAR POR FAVOR…
    EU E MUITAS PESSOAS PRECISAMOS DE VOCE…
    BJSSS E OTIMA TERÇA…

    Curtir

  3. concordo com tudo que você escreveu ai! fotos espontâneas são as melhores! sei lá, pega todo o sentimento :) e sabe, eu adoro muuuuito as suas fotos, muito mesmo *-* eu já disse várias vezes pros meus pais que eu vou ser fotografa, mais ninguém bota fé nesse meu lado mais artístico, mais enfim, continue com essas suas fotos liindas! beeijo;*

    Curtir

  4. Então,
    eu li tudo õ//
    mas é bom ser assim não é??
    tudo na “louca”,
    as vezes eu tambem faço isso de fazer as coisas no impulso…
    e como falaram ali pra cima,
    Nunca pense em parar de fotografar e escreve,suas palavras servem para mim até de conforto em algumas horas,,
    E vou lembrar de agradecer sempre,por tudo que você me ajuda mesmo sem saber…

    Beijos ;**
    Obg. e boa terça pra vc tbm.
    Quando possivel passa no meu fotolog :)

    Curtir

  5. impossivel ler até o fim e não comentar néahh
    Cesinha e seus textos q sempre nos fazem parar e pensar, e o melhor d td o cara escreve no feeling….
    Parabéns por td Cesinha, amo suas fts elas são sempre as melhores
    NUnca pare de fotografar, de transmitir td essa energia positiva atraves das suas fts maravilhosas nós seus fãs.
    Obrigada por fazer parte da minha vida ( msm q seja involuntariamente e vc nem saiba disso XD )
    Bjus Cesinha

    OBS: Nós iriamos adorar saber todas as “Histórias do Cesinha” , pensa com carinho no assunto te dou maior apoio, ainda mais se for pra saber de todas as suas aventuras ;)

    Curtir

  6. ACABOU? :(
    aheiaehia
    da vontade de ficar lendo *-*
    primeiro, AMEEEEEEI A FOTO.
    segundo, É POR ISSOOO que as tuas fotos são as MELHORES.
    as mais lindas, mais sinceras :))
    Cada coisa que tu escreve, tu sempre tem uma criatividade, pra escrever tanta coisa, e nada é bobagem, meu deus, só o cesinha mesmo :x
    ashieaheiahieahiea
    beijão :**

    Curtir

  7. a concordo com você, porque a maioria das coisas que planejamos nem sempre sai como queremos, a e outra meu querido se boa parte das suas fotos são espontâneas você está mais do que de parabéns viu porque elas ficam excelentes e olha que eu adoro adimirar fotos alheias hehehe, tbm adoro tirar fotos mais nem sempre saem como eu querooo de 10 que eu tiro acabo gostando apenas de 1 e olhe la hehehe, mais acho que é assim msmo ne… bom é isso aiii, adoro ler as coisas que vc escreve. Tudo de bom pra vc! beijos cesinha!

    Curtir

  8. aim ; amei o que você disse Cesinha .
    porque muitas pessoas pensam tanto antes de fazer as coisas
    e na maioria das vezes não dá certo , ai a pessoa se decepciona !
    é muito melhor viver a vida por feeling ~ é mais emocionante
    UEIUIOUIEOIUIUEIUOEUUEIEU&#
    pelo menos assim você fala o que pensa ; o que sente e o que quer
    essa coisa de ficar planejando não da certo
    porque você planeja uma coisa e quando vai executar é completamente diferente .
    amei seu post ; mesmo~
    continua sempre assim ta : falando o que sente & pensa
    e com essa criatividade que causa inveja em tantos ;p

    te adoro ♥

    Curtir

  9. É isso que torna suas fotos fodas,por não ser nada planejado.
    Comigo pelo menos o que é muito planejado sempre dá errado, eu prefiro que seja tudo na hora, que seja meio que ahm…surpresa.

    ps:
    é coisa da minha cabeça ou tem uma carinha do fim da pagina?
    dessas> :) só que de pé o.o

    Curtir

  10. Cesar!
    adoro suas fotos! muito boas! Adoro quando você tira do Nx!
    Eu piro! hahaha.

    Fiquei muito feliz quando me respondeu no ORKUT!
    se não responde no fotolog, orkut tá bão! xD

    Parabens pelo sucesso!
    Continua assim! Tu vai mais longe do que tá!

    Beijão

    Curtir

  11. CARAMBA!!
    É eu li inteiro, e eu sempre vou ler tudo que você escreve. ^^

    Muito legal. Eu amo agir por impulso.
    Só é uma pena que muitas vezes as pessoas me impedem de agir assim.
    ashuhaushuahsuhauhsa..
    Boaaaaaaa semanaaaaaaa Césinhaa!!
    Beijããããoo
    Teka.

    Curtir

  12. cada dia tem mais comentários……………….
    É isso ai cesinha manda brasa nos conselhos, tem bastante gente que lê! hauhauaha
    Viver de feeling é basicamente a estoria da minha vida.
    Odeio que tentem me impedir de fazer alguma coisa, so porque ela nao foi “pensada”, cada um vive da forma que bem entende e eu tb “nunca” me arrependi de ter feito algo sem pensar.

    E sim haja paciencia ler sua biblia! ahuahuaha brinksssssssssss

    Curtir

  13. Cara, adorei esse texto!
    Realmente, esse negócio de sentir no momento funciona muito! Aliás, eu só funciono assim! hahahahahaha…

    Adoro seus textos, definitivamente!
    beijão!

    Curtir

  14. nossa, lendo isso acho que descobri uma palavra que move a tua vida: sinceridade! creio que na maioria das vezes quando não planejamos as coisas é isso que acontece, a sinceridade aparece. as tuas fotos, como tu mesmo disse, são momentâneas mas, sinceras. por trás de cada foto tem uma história que a gente nem imagina, as vezes, no que aconteceu antes de retratá-la. todas têm sentimentos envolvidos, tanto os teus em fazer daquela a melhor foto que tu já tirou como o da pessoa que quer eternizar, lembrar o momento e fazer daquilo história.
    não sei se tu bem me entende, mas quero dizer que quando a gente age no impulso, faz as coisas sem pensar, a sinceridade e a emoção aparecem e com isso fica mais fácil, mais bonito de ver o que a gente concretizou.

    beijos cesinha, continua contando as histórias pra gente.

    Curtir

  15. Caraaaa tu realmente eh um grande fotografo!!.. =D
    espero um dia se assim fazendo o que eu gosto e por impulso!
    meu sonho é ser fotografa *-*

    Curtir

  16. amei o post e adorei a sinceridade!
    Eu acho que caminho é bem esse mesmo!
    Tudo que é espontâneo é melhor, tem mais sentimento e vida!
    Parabéns Cesinha…continue sempre assim espontâneo!!
    bjão e se cuida!

    Curtir

  17. Antes de tudo, quero desejar felicidades ao Grunge, aaaaaê!
    (Post anterior) \o>

    E sobre o post de hoje, necessito dizer quê gosto das suas expressões aqui, bem… hum… nostalgia, entende, tudo, sério mesmo.
    Bacana, gosto…

    E sobre a “curiosidade” do cd dos caras do NX… super legal a história, pode ter a certeza que um dia, ou até mesmo em algum show quando for presenciar o grupo, concerteza virarei para a minha companhia e direi sobre.
    Isso, só conclui que você é o cara, acredite.
    Admiro seu trabalho e o seu jeito simples de viver a vida.
    Felicidades, Cesár.

    Abs.
    =)

    Curtir

  18. oh! essa ai do cd do nx eu não sabia…legal!
    e na fotografia acho que é praticamente tudo assim, no feeling msm.
    as minhas são todas assim! por mais que não apareça, são todas feitas assim, ali na hr msm. E o mais gostoso da fotografia é isso. É tu fotografar na raça, na hr, sem algum tipo de compromisso ou pressão. :)

    grande beijo Cesinha

    Curtir

  19. aaah a capa do Agora foi feita aquiiii na minha cidade (:
    que legal :DD
    eu achei que era parecido com o jardim Botânico, sei lá.. Talvez porque nunca fui na ópera de arame mesmo !
    mesmo morando aqui desde sempre mas que seja.
    muito legal mesmo :D
    e quanto à fotografia, eu também acho.. quer dizer, tem que ser no feeling mesmo!

    Curtir

Deixe um comentário

